Página Inicial Documentos Poupatempo Poupatempo agora faz exame de DNA gratuito

Poupatempo agora faz exame de DNA gratuito

Além de exame de DNA o Poupatempo dará toda assistência as famílias para regularizar a certidão de nascimento, caso a outra parte se recuse a fazer o exame o órgão encaminha o pedido por via judicial.

O Poupatempo terá mais um serviço para facilitar o dia a dia da população. A partir de agora será oferecido gratuitamente o exame de DNA, que permite descobrir o grau de parentesco entre dois ou mais indivíduos, o exame gratuito é uma parceria entre o Poupatempo e o Ministério Público do Estado de São Paulo, inicialmente ele será oferecido apenas na unidade de São Bernardo do Campo mas, em breve, deve ser disponibilizado em todas 72 unidades.

DNA
O Poupatempo fará exame de DNA gratuito. Já no primeiro semestre de 2017 o serviços estará disponível em todo o Brasil.

O Poupatempo coletará o material genético e enviará para o Ministério Público para que a análise possa ser realizada. Embora o Governo do Estado de São Paulo ainda não tenha divulgado um prazo para que o resultado seja fornecido, a expectativa é que ele seja apresentado em um tempo menor do que o dos próprios laboratórios, comprovante a eficiência e a busca pela qualidade no atendimento do Poupatempo paulista.

Por enquanto apenas a unidade do Poupatempo em São Bernardo do Campo é que oferecerá o teste de paternidade. No entanto, já no primeiro semestre de 2017 o exame deve passar a ser oferecido em todos os postos.

Caso a outra parte não esteja disposta a fazer o exame solidariamente. O solicitante maior de 18 anos pode comparecer a unidade para realizar o teste de DNA sozinho, o material genético será coletado e encaminhado ao Ministério Público. A outra parte (possível paternidade) será intimada a comparecer, caso não compareça já é feito o pedido de reconhecimento da paternidade por via judicial.

Depois de confirmado o teste o promoter pede uma nova Certidão de Nascimento, que deve ser emitida em, no máximo, 30 dias.

O processo será mais rápido caso a outra parte aceite fazer o teste de DNA por livre e espontânea vontade, do contrário será necessário dar entrada no processo judicial pela própria unidade.

A procura desse tipo de exame ainda é tímida, até pelo fato do serviço ser recém-lançado e, portanto, pouco conhecido pela população paulista.