Página Inicial Documentos Poupatempo Como tirar a Carteira de Trabalho no Poupatempo

Como tirar a Carteira de Trabalho no Poupatempo

A Carteira de Trabalho é um documento importante para qualquer trabalhador (exceto servidor público), pois ele é um documento que costuma ser exigido no momento da entrevista, na CTPS é descrito o histórico profissional de todas as últimas empresas em que trabalhou. A carteira profissional pode ser obtida facilmente através de uma unidade do Poupatempo, pois fica pronta na hora, além de ser um documento gratuito.

Carteira de Trabalho
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) pode ser solicitada gratuitamente nas unidades do Poupatempo, veja.

A Carteira de Trabalho pode ser feita a partir dos 14 anos. O serviço é feito apenas mediante a agendamento no site poupatempo.sp.gov.br ou pelo Disque Poupatempo (0800-772-3633) ou (11) 2930-3650.

ENDEREÇO DAS UNIDADES QUE EMITEM CARTEIRA DE TRABALHO

Na cidade de São Paulo – SP são cinco as unidades do Poupatempo que possuem o sistema para emissão da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), veja abaixo a relação completa dos endereços:

Poupatempo Sé

Endereço: Praça do Carmo s/n, próximo da Igreja da Praça da Sé, região central da capital. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7 h às 19 h, e aos sábados das 7 h às 13.

Poupatempo Cidade Ademar

Endereço: Avenida Cupecê, nº 5497 – Jardim Miriam, Cidade Ademar, São Paulo – SP. Horário de Atendimento: de segunda a sexta das 7 h às 19 h, e aos sábados das 7 h às 13 h.

Poupatempo Lapa

Endereço: Rua do Curtume s/nº na Lapa. Horário de Atendimento: de segunda a sexta das 7 h às 19 h, e aos sábados das 7 h às 13 h.

Poupatempo Santo Amaro

Endereço: Rua Amador Bueno, nº176 e 258 (próximo ao Terminal Santo Amaro). Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 7 h às 19 h, e aos sábados das 7 h às 13 h.

Poupatempo Itaquera

Endereço: Avenida do Contorno, nº60 (ao lado da estação do metrô Corinthians – Itaquera). Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 7 h às 19 h, e aos sábados das 7 h às 13 h.

Observação: A unidade Luz não emite CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) por tempo indeterminado.

Documentos Necessários

  • RG (podendo ser substituído pela Certidão de Nascimento, Casamento, Averbação).
  • 2 fotos 3×4 recente, com fundo branco e sem data;

 

2ª via ou continuação – Caso seja a segunda via ou continuação do documento apresentar a seguinte documentação:

  • Carteira de Trabalho anterior, se houver.
  • Boletim de Ocorrência (caso o documento tenha sido furtado/roubado);
  • Extrato do PIS – obrigatório caso a CTPS anterior não seja apresentada e o trabalhador tenha outros registros profissionais no documento perdido. O documento pode ser obtido nas agências da Caixa Econômica Federal ou no INSS, ele apresenta todo o histórico de contribuição através do PIS (Programa de Integração Social), que comprova os últimos registros com carteira assinada, para evitar a perda do tempo de trabalho junto a Previdência Social.

O agendamento é obrigatório para esse serviço, podendo ser feito via site, telefone ou pelo aplicativo do Poupatempo (SP Serviços).