Página Inicial Documentos Consulta de situação do CPF na Receita Federal

Consulta de situação do CPF na Receita Federal

Consulte se o seu CPF está regular ou não no site da Receita Federal, ferramenta está disponível gratuitamente, basta ter em mãos o CPF e a data de nascimento do contribuinte que deseja consultar.

O CPF – Cadastro da Pessoa Física – é um dos documentos mais importantes no dia a dia, ele é até mais utilizado do que o RG (Registro Geral), precisamos dele para tudo, até para cadastrar uma linha pré-paga de celular. O que pouca gente sabe é que a Receita Federal pode modificar o status do documento a qualquer momento, caso ele esteja irregular não é válido para utilização e, portanto, não costuma ser aceito para abrir contas bancárias e nem para solicitar produtos ou serviços financeiros.

Pela internet o contribuinte pode emitir gratuitamente o Comprovante de Situação Cadastral do CPF, basta ter em mãos os onze números do documento e a data de nascimento. O comprovante de inscrição poderá apresentar os seguintes status/situação:

  • Regular – O CPF está em situação regular.
  • Irregular – O CPF está em situação irregular perante a RFB
  • Pendente de Regularização – A Receita Federal aguarda a regularização do documento.
  • Suspenso
  • Cancelado
  • Nulo

A consulta deve ser feita pelo site RECEITA FEDERAL COMPROVANTE DE SITUAÇÃO CADASTRAL DO CPF, lá basta informar o número do documento e a data de nascimento do contribuinte para ter acesso ao status atual.

Situação do CPF
Receita Federal disponibiliza site, telefone e aplicativo para que contribuinte acompanhe a situação do CPF.

Para que o comprovante possa ser emitido é necessário que o CPF e a data de nascimento estejam corretas, caso haja divergência no seu cadastro junto a Receita Federal o comprovante não será emitido, devendo o contribuinte regularizar a situação cadastral.

Problema no site da Receita Federal – Ao acessar o site da emissão do comprovante é provável que o seu navegador exiba uma mensagem informando que o site não é seguro, para ter acesso à ferramenta o internauta precisa abrir uma exceção de segurança. Infelizmente esse problema existe há anos no site da RFB e ainda não foi consertado, o problema é no certificado de segurança, o que torna o site inseguro para os navegadores.