Página Inicial Documentos Pesquisa de Cartão SUS pelo nome completo

Pesquisa de Cartão SUS pelo nome completo

Descobrir em qual município e unidade básica de saúde uma pessoa está cadastrada é o primeiro passo para descobrir o paradeiro de uma pessoa, pesquisa pode ser feita através do nome completo, confira.

Caso precise descobrir o número do Cartão SUS de uma pessoa, saiba que a pesquisa já está disponível pela internet, basta ter em mãos o nome completo e a data de nascimento; se preferir a consulta também pode ser realizada através do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), sem burocracia e de graça. O número do documento passou a ser exigido pelos planos de saúde, pois eles precisam reembolsar o Sistema Único de Saúde (SUS), caso os seus pacientes sejam atendidos no sistema público.


O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é feito em unidades básicas de saúde no município de residência do paciente.

A pesquisa é pública e, portanto, pode ser feita por qualquer pessoa. Para realizar a consulta pelo nome completo é necessário ter em mãos o nome completo (sem abreviação), nome da mãe, data de nascimento e o município de nascimento. A consulta pelo CPF (Cadastro Pessoa Física) solicita menos informações, pois o documento é único, na consulta pelo nome pode haver outra pessoa com o mesmo nome, daí a importância de fornecer informações complementares.

COMO PESQUISAR O NÚMERO DO CARTÃO SUS

A ferramenta de consulta está disponível no Portal do Cidadão do Ministério da Saúde, basta, na tela principal, selecionar uma opção de consulta:

  • Pelo número do CNS (Cartão Nacional de Saúde), CPF ou DNV;
  • Consulta pelo nome completo, data de nascimento, município de nascimento e nome da mãe;

Emissão da segunda via do número do Cartão do SUS pode ser feita pela internet, pesquisa é feita pelo nome completo do paciente (divulgação)
Emissão da segunda via do número do Cartão do SUS pode ser feita pela internet, pesquisa é feita pelo nome completo do paciente (divulgação)

Caso seja localizado um Cartão SUS no nome da pessoa ele será apresentado. Caso queira ter acesso ao endereço, unidade de saúde, etc, será necessário procurar a Secretaria de Saúde do município, mas, já adianto, não é fácil conseguir essas informações, em alguns casos é preciso entrar com um processo na justiça.

 

A pesquisa pelo Cartão Nacional de Saúde (CNS) pode ser a forma mais rápida e eficaz para localizar um paradeiro de uma pessoa, pois, hoje em dia, quase todo mundo tem o Cartão do SUS. Mesmo as pessoas que possuem planos de saúde são obrigadas a se inscrever no CNS. Várias pessoas desaparecidas já foram localizadas graças a essas informações.