Página Inicial Transporte São Paulo pagará quem usar a bicicleta como meio de transporte

São Paulo pagará quem usar a bicicleta como meio de transporte

Diminuir o número de veículos em São Paulo e, consequentemente, reduzir o congestionamento, melhorando a qualidade de vida da população, dando mais agilidade e reduzindo a poluição, são esses os objetivos do Programa Bike SP que começa a funcionar já no ano que vem.

A capital paulista é uma das metrópoles com o trânsito mais engarrafado do mundo. O número de veículos que transitam diariamente por São Paulo é impressionante. Mesmo com o rodízio de veículos, a população sente no dia a dia como é difícil se locomover rapidamente em São Paulo. A bicicleta é um meio de transporte alternativo que além de não poluir, ainda oferece qualidade de vida para o usuário. Em 2017 começa a funcionar o Programa Bike SP, ele pagará até R$1,91 em créditos por viagem de bicicleta que o cidadão fizer.

Prefeitura vai remunerar quem usar a bicicleta como meio de transporte em São Paulo (divulgação)
Prefeitura vai remunerar quem usar a bicicleta como meio de transporte em São Paulo (divulgação)

O Programa Bike SP foi criado pelo vereador Police Neto do PSD através da PL 147/2016, sendo recentemente sancionada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) através da Lei Municipal 16.547. O crédito será pago por meio do Cartão Bilhete Mobilidade, podendo ser utilizado no Bilhete Único Mensal, em serviços, para o pagamento de serviços públicos como água e luz, saque em dinheiro, IPTU ou até mesmo para a compra de uma bicicleta nova.

Hoje a prefeitura de São Paulo paga R$1,91 de subsídio as empresas de transporte público por cada usuário do sistema. Nada mais justo do que remunerar o ciclista que utilizar o método de transporte alternativo. É uma maneira de incentivá-lo, se conseguimos, ao menos, 20% de adesão, terão uma melhoria incrível na mobilidade urbana em São Paulo.

Em até 90 dias deverá ser apresentado mais detalhes sobre o projeto. A adesão estará disponível apenas aos estudantes e trabalhadores autônomos que usam o Bilhete Único Mensal, para permitir o controle do uso e evitar fraudes.

Quem fizer uma parte do percurso diário de bike passará a acumular créditos em dinheiro que serão calculados conforme a distância, o local e o horário percorridos, e poderão ser resgatados em dinheiro ou consumidos em uma rede credenciada de serviços. Em até 90 dias deverá ser apresentado mais detalhes sobre como funcionará o controle, cadastro dos usuários e os requisitos para participar.