Página Inicial Transporte Como chegar e sair do aeroporto de Congonhas de transporte público

Como chegar e sair do aeroporto de Congonhas de transporte público

O Aeroporto de Congonhas (CGH) fica na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP). É o terceiro maior aeroporto do país e uma das principais vias de acesso para São Paulo. Neste artigo o site São Paulo – SP ensinará como chegar e partir do aeroporto usando o transporte público (ônibus e metrô), que é a opção mais barata e mais rápida para se deslocar, principalmente nos horários de pico (rush), onde as principais vias acabam ficando congestionadas devido ao grande fluxo de veículos durante todo o dia.

Ponto do ônibus que interliga o aeroporto de congonhas à Estação São Judas do Metrô de São Paulo.
Ônibus do Metrô possui parada dentro do aeroporto (divulgação SECOM, São Paulo-SP)

O táxi é caro e nem sempre é um serviço de qualidade. Portanto, usar o transporte público pode ser a opção mais segura e confortável para quem chega ou sai de São Paulo pelo aeroporto de Congonhas sem depender de ninguém.

Não há linha de metrô que chegue ao aeroporto de Congonhas em São Paulo, mas o passageiro pode fazer baldeação através do ônibus Metrô São Judas (609J-10) que possui grade de horário com frequência.

Malas – Se você está preocupado (a) em usar o transporte público por causa da bagagem, não se preocupe, o ônibus que faz a ligação do metrô com o aeroporto (e vice-versa) possui piso rebaixado, o que facilita o embarque, além disso, o passageiro não precisa passar pela catraca, basta pagar a passagem ao cobrador e ficar na parte da frente do ônibus.

IDA AO AEROPORTO DE CONGONHAS

Metrô – Ônibus – Aeroporto

A estação do metrô mais próxima do aeroporto de Congonhas é a São Judas (Linha 1, Azul – Tucuruvi-Jabaquara), ao desembarcar nessa estação, saia pelo lado direito, sentido Igreja São Judas. Se tiver dúvida, pergunte a qualquer funcionário da estação qual é a saída para o ônibus de Congonhas, você verá uma grande placa na saída indicando que o ônibus para congonhas está disponível na saída.

Estação São Judas do Metrô de São Paulo é a mais próxima do Aeroporto de Congonhas
Estação São Judas do Metrô de São Paulo é a mais próxima do Aeroporto de Congonhas

O ponto de ônibus que vai até o aeroporto fica bem em frente a saída do metrô São Judas, no mesmo sentido (não é necessário atravessar a rua). De lá você aguardará pelo ônibus 609J-10 (Aeroporto – Metrô São Judas), no letreiro do ônibus estará escrito “Aeroporto”. Não tem erro! Aí é só descer no ponto final (última parada) que é o Terminal do Aeroporto de Congonhas.

SAÍNDO DO AEROPORTO DE CONGONHAS

Aeroporto – Ônibus – Metrô São Judas

Sair do aeroporto de Congonhas é tão fácil quanto chegar, ao desembarcar, desça a escada rolante e siga as indicações até a saída para o “Transporte Público – Ônibus”, o caminho é bem sinalizado, basta prestar atenção nas placas.

O ponto de ônibus é coberto e fica ainda dentro do aeroporto, pegue o ônibus Azul 609J-10 que está escrito “Metrô São Judas” ou, simplesmete, Metrô. O ponto final é o metrô São Judas, na dúvida, pergunte ao cobrador do ônibus. Certamente você verá várias pessoas com mala que também descerão no Metrô São Judas (Linhas 1 – Azul).

Ponto do ônibus que interliga o aeroporto de congonhas à Estação São Judas do Metrô de São Paulo.
Ponto do ônibus que interliga o aeroporto de congonhas à Estação São Judas do Metrô de São Paulo.

Note que na parte superior da imagem são os taxis. Para pegar o ônibus é preciso descer ao térreo do aeroporto (cuidado para não confundir!).

Já no metrô fica fácil se deslocar a qualquer região da Grande São Paulo. Caso precise ir para outro município como: Sorocaba, Barueri, Alphaville, Jundiaí, Campinas, Osasco, Itapevi, Ribeirão Preto, Guarujá, Santos, etc, você pode ir de lá até a Estação Sé (sentido Tucuruvi) e de lá pegar a linha 3 (Vermelha) sentido Palmeiras-Barra Funda, a última estação é, justamente, a Palmeiras-Barra Funda (Linha 3 Vermelha) lá você encontra o terminal rodoviário e o acesso aos trens da CPTM para várias regiões de São Paulo.

Quem tem o Bilhete Único paga uma única tarifa ao utilizar o metrô-ônibus (vice-versa), pois dá integração. Caso contrário será preciso pagar duas passagens, mas, mesmo assim, sai mais barato do que qualquer outra opção de transporte.

É possível pagar a passagem via Bilhete Único ou em dinheiro direto ao cobrador no momento do embarque. Atualmente a tarifa custa R$3,80. Para agilizar o embarque nós recomendamos que tenha em mãos o valor já trocado.

Dicas:

  • Para agilizar o embarque tenha o valor da passagem trocado;
  • Baixe o APP do Metrô de São Paulo para visualizar o mapa;
  • Baixe o APP Moovit para ser alertado na hora em que deve descer do ônibus;
  • Se estiver com bagagem não é necessário passar a catraca, basta pagar a passagem ao cobrador e sentar na parte da frente do ônibus;
  • Em caso de dúvida, pergunte sempre ao motorista ou ao cobrador, eles sempre estarão dispostos a lhe orientar;

Para facilitar o deslocamento, confira abaixo o MAPA do Metrô com a indicação da Estação São Judas, a mais próxima do Aeroporto de Congonhas em São Paulo.

metro-mapa-aeroporto-congonhas

Esperamos que esse posto superdetalhado torne a sua viagem mais agradável. Não tem erro! Basta seguir as dicas mencionas aqui e você se deslocará rapidamente e com economia para/do aeroporto de Congonhas de qualquer lugar de São Paulo.