Página Inicial Consumidor Bloqueio de ligações de Telemarketing

Bloqueio de ligações de Telemarketing

Caso esteja cansado de receber ligações de telemarketing, saiba que o Procon de São Paulo lançou já há algum tempo um serviço de utilidade pública para toda a população, trata-se do bloqueio de ligações de telemarketing. O serviço permite que o consumidor cadastre todos os seus números de telefone em uma “blacklist” (listra negra) para o telemarketing ativo. Caso seu número esteja cadastrado as empresas que ofertam produtos por telefone não poderão lhe ligar.

bloqueio-procon-sp-ligacoes-telefonia

O serviço é importante pois dá ao direito de não ser incomodado. São pouquíssimas as pessoas que não se sentem incomodadas ao receber esse tipo de chamada. A partir da solicitação do bloqueio o consumidor precisa aguardar, em média, 30 dias para que o seu número seja efetivamente cadastrado pelo Procon (Fundação de Proteção ao Consumidor) no serviço não pertube!

Procedimento para realizar o bloqueio de telemarketing

O bloqueio de ligações de telemarketing pode ser feito no site do Procon do Estado de São Paulo, basta que o interessado acesse o site www.procon.sp.gov.br/BloqueioTelef/ e faça um pequeno cadastro para ter acesso à área exclusiva. Após realizar o login, basta que ele inclua na plataforma todos os números no qual não deseja receber ligações de telemarketing (exemplo: informa o número do celular, fixo, etc que não quer receber ligações com oferta de produtos e serviços).

bloqueio-procon-sp-ligacoes-telefonia

O bloqueio pode demorar até 30 dias para entrar em vigor, pois esse é o prazo para que a lista seja propagada e atualizada para todas as empresas de telemarketing.

A ferramenta é válida apenas para consumidores do estado de São Paulo (capital, interior e litoral), por essa razão o número precisa ter um DDD paulista: 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 ou 19, já que na ferramenta não são aceitos telefones de outros estados.

Se, futuramente, quiser voltar a receber ligações do tipo, basta acessar a ferramenta e excluir o número cadastrado. Da mesma forma que o cadastro, a exclusão do serviço pode demorar até 30 dias para entrar em vigor devido ao período de atualização.