Página Inicial Consumidor Consumidor pode reclamar no Procon pela internet

Consumidor pode reclamar no Procon pela internet

Consumidor.Gov.Br é tão eficiente quanto o PROCON de São Paulo, milhares de casos são solucionados todos os dias. E melhor, sem que o consumidor tenha que comparecer em um posto de atendimento.

Muitos consumidores deixam de registrar uma queixa contra empresas no Procon e outras entidades de proteção ao consumidor por falta de tempo. O que poucos sabem é que já é possível resolver conflitos através da internet e com alto índice de solução. O site Consumidor.Gov.Br foi criado pelo Ministério da Justiça, Secretária Nacional do Consumidor e Procon’s de todo o país, por meio dele é possível solucionar problemas com empresas que estão, previamente, cadastradas para atender através do serviço.

Site do Consumidor permite resolver conflitos da mesma forma que o Procon, só que pela internet (divulgação)
Site do Consumidor permite resolver conflitos da mesma forma que o Procon, só que pela internet (divulgação)

Infelizmente o Consumidor.gov.br não aceita todos os tipos de reclamações. Para que uma demanda seja registrada é necessário que a empresa reclamada esteja presente no site, do contrário não é possível fazer o registro. Felizmente a maioria das grandes empresas já estão presentes na ferramenta de intermediação de reclamação e defesa do consumidor.

COMO REGISTRAR UMA RECLAMAÇÃO PELA INTERNET

O procedimento é simples, seguro e totalmente gratuito. Acesse o site www.consumidor.gov.br, verifique se a empresa reclamada está cadastrada no serviço, caso positivo basta efetuar o cadastro e, posteriormente, detalhar a reclamação.

Após o registro a empresa reclamada terá o prazo de até 10 dias para analisar a responder a reclamação. Após ter o problema analisado o consumidor pode avaliar o atendimento e o grau de satisfação com a empresa.

Após o fechamento da reclamação o cidadão tem 20 dias para avaliar e comentar a reclamação.

Resumindo:

  • Acesse o site Consumidor.Gov.Br
  • Veja se a empresa a ser reclamada pois cadastro no site
  • Caso positivo, faça seu cadastro e registre a queixa.
  • A empresa terá até 10 dias para responder a sua reclamação
  • Após o fechamento da reclamação o consumidor tem 20 dias para comentar e avaliar a solução adotada pela empresa

Outra boa notícia é que o site Consumidor conta com um APP para Android e IOS (iPhone), por meio dele é possível gerir e registrar novas reclamações.