Página Inicial Nota Fiscal Paulista Nota Fiscal Paulista pode ser acessada por Certificado Digital

Nota Fiscal Paulista pode ser acessada por Certificado Digital

Acesso ao NFP por Certificado Digital é considerado mais seguro.

O contribuinte que tem Certificado Digital pode acessar o sistema da Nota Fiscal Paulista de forma automatizada sem precisar cadastrar senha. O uso de certificado digital é uma forma segura de acessar à plataforma, podendo o consumidor inclusive solicitar o resgate dos créditos.

Recentemente notificamos aqui no site São Paulo – SP que a Secretaria da Fazenda havia começado a exigir o uso de certificado digital por alguns usuários, sobretudo aqueles que movimentam altos valores pelo programa de incentivo fiscal.

NFP
Nota Fiscal Paulista restitui parte do imposto pago pelo consumidor (divulgação)

Para o contribuinte a contratação de um certificado digital pode representar um gasto, já que cada certificado custa, em média, R$150,00, mas o benefício acaba por compensar, pois o consumidor Pessoa Física ou Jurídica tem mais segurança no momento do acesso a sites na internet.

Na Receita Federal, por exemplo, o cidadão que tem certificado digital consegue realizar diversos serviços pela internet, o que pode inclusive dispensar a necessidade de comparecimento em um posto de atendimento do Fisco, por exemplo.

Além do site do Nota Fiscal Paulista, o e-CAC da Receita Federal, Nota Fiscal Paulistana e vários outros órgãos públicos já permitem que o contribuinte realize o acesso via Certificado Digital, cuja validade varia de acordo com o modelo, mas pode chegar a até 3 anos.

É importante salientar que o uso de certificado digital se tornou obrigatório apenas para alguns contribuintes. A vasta maioria consegue utilizar o site do NFP sem precisar de certificado digital, basta realizar um cadastro pela internet.

Em caso de impossibilidade de validar o cadastro online por não atendimento aos requisitos de confiabilidade do cadastro, o contribuinte é orientado a proceder com o desbloqueio da senha do Nota Fiscal Paulista, procedimento que pode ser feito pelos Correios ou diretamente nos postos de atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

O cadastro ao NFP também está disponível via certificado digital, sendo a principal vantagem a liberação online do cadastro, já que o contribuinte não é submetido ao termômetro de confiabilidade, visto que o certificado digital é considerado uma maneira segura de acesso.