Como solicitar gratuitamente a CNH Digital em São Paulo

    CNH Digital possui a mesma validade jurídica da versão física do documento. Saiba como emitir gratuitamente a versão eletrônica do documento de habilitação.

    Caso a sua carteira de habilitação seja do Estado de São Paulo, saiba que já é possível solicitar a CNH Digital, a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação é gratuita e pode inclusive substituir a versão física do documento. Neste artigo o site São Paulo SP ensinará como emitir o documento eletrônico no estado, independente da sua habilitação estar registrada na capital, interior ou litoral do estado.

    A boa notícia é que caso tenha feito a renovação ou tirado a primeira ou segunda via da CNH a partir de Março de 2018, é provável que o seu documento já seja compatível com a versão digital.

    CNH DIGITAL
    Versão eletrônica da CNH — CNH DIGITAL — é grátis e possui a mesma validade jurídica da versão impressa, podendo ser utilizada como documento de identificação. (imagem: divulgação SERPRO SP)

    Para que a sua CNH seja compatível é necessário que na parte interna do documento haja um QR CODE, pois o código será necessário no momento da habilitação do aplicativo da CNH Digital.

    COMO EMITIR A CNH DIGITAL

    Simples, procure na Apple Store ou Google Play pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o aplicativo da SERPRO está disponível para Android e iPhone. Após baixar o aplicativo basta seguir as instruções para cadastro da versão digital.

    Após o preenchimento de dados pessoais será necessário escanear o QR CODE do seu documento físico e cadastrar uma senha de quatro dígitos para acessar o documento no aplicativo.

    Considerações sobre a CNH Digital:

    A seguir apresentaremos algumas considerações importantes sobre a CNH Digital:

    • A versão eletrônica da CNH tem o mesmo valor jurídico da CNH impressa, podendo ser utilizada como documento de identificação oficial com foto. Já é possível inclusive embarcar em voos domésticos usando a versão digital da carteira nacional de habilitação;
    • É necessário que a sua CNH física tenha QR CODE na parte interna para que a versão digital seja obtida no aplicativo;
    • A CNH Digital só pode ser obtida caso a sua CNH esteja dentro do prazo de validade;
    • A CNH Digital pode ser obtida gratuitamente;

    Caso a sua CNH ainda não tenha QR CODE basta tirar uma segunda via, todas as novas CNHs já contam com o código QR na parte interna do documento, o que faz com que todos os novos documentos sejam compatíveis com a versão digital.

    A validade da e-CNH é a mesma do documento físico, em caso de vencimento é necessário realizar a renovação normalmente e, com um novo documento dentro da validade impresso, realizar um novo cadastro e/ou atualização da sua CNH Digital.