Página Inicial Nota Fiscal Paulista Secretaria da Fazenda alerta sobre fraude no Nota Fiscal Paulista

Secretaria da Fazenda alerta sobre fraude no Nota Fiscal Paulista

Nesta sexta-feira (13) a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo emitiu um alerta aos consumidores que participam do Nota Fiscal Paulista: golpistas estão usando aplicativos não-oficiais do NFP e abrindo contas bancárias pela internet no nome dos contribuintes para roubar os créditos acumulados no Nota Fiscal Paulista.

NFP
Nota Fiscal Paulista restitui parte do imposto pago pelo consumidor (divulgação)

Em 2016 a Sefaz não teve nenhuma queixa do tipo. Mas, nesta semana já foram seis queixas. O órgão afirmou ainda que não reembolsará os consumidores que estão usando a senha do Nota Paulista que estão usando aplicativos de celular de terceiros (não-oficiais), pois isso coloca em risco a segurança da conta. Pode até ser que alguém programador tenha criado um APP do Nota Paulista com boa intenção, mas, infelizmente, existe muita gente mal-intencionada nas lojas de aplicativos, basta ver a quantidade de aplicativos não-oficiais do programa, muitos recém-lançados.

Os clientes que tiveram contas bancárias abertas indevidamente em seu nome devem procurar a instituição financeira para pedir o dinheiro de volta, pois a Secretaria da Fazenda nada pode fazer.

Infelizmente vários bancos estão abrindo contas bancárias via internet sem tomar o devido cuidado, como mostrou o blog Conta-Corrente que, segunda a matéria, abre contas sem pedir documentos, basta que o interessado preencha um formulário no aplicativo para IOS e Android. Infelizmente esse tipo de negligência acaba prejudicando os contribuintes e, ao mesmo tempo, a imagem do programa.

Para evitar o uso de aplicativos não-oficiais a Secretaria da Fazenda disse que até o final do mês de Fevereiro será lançado um aplicativo oficial do programa Nota Fiscal Paulista para Android e IOS (iPhone).

Dicas de segurança:

  • Jamais compartilhe a senha do NFP;
  • Não use aplicativos não-oficiais;
  • Acompanhe seu CPF através de alertas fornecidos pela Boa Vista, Serasa e SCPF, assim, descubra se alguém tentar abrir uma conta bancária em seu nome;
  • Troque periodicamente a senha;
  • Não clique em e-mails com links suspeitos;
  • A Sefaz não envia e-mails com links para download;
  • Tenha um antivírus instalado no seu computador;
  • Use um navegar atualizado;
  • Evite usar senha fáceis (data de nascimento, por exemplo);
  • Não sai por aí informando o número de seus documentos, só informe para pessoas e empresas confiáveis;