Página Inicial Nota Fiscal Paulista Nota Fiscal Paulista ganha aplicativo oficial para Android e iPhone

Nota Fiscal Paulista ganha aplicativo oficial para Android e iPhone

Em Janeiro de 2017 a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) havia denunciado que na Google Play Store e Apple Store haviam diversos aplicativos não oficiais do Nota Fiscal Paulista que estavam captando dados dos consumidores (inclusive a senha) e, provavelmente, estavam envolvidos em vários golpes, diversos contribuintes tiveram os créditos retirados para uma conta bancária no qual não se recordava de ter aberto, os golpistas abriam contas digitais (abertas pela internet) para aplicar o golpe. O Nota Fiscal Paulista ganha aplicativo oficial esta semana para coibir fraudes.

APP Nota Fiscal Paulista
Nota Fiscal Paulista agora conta com aplicativo oficial para Android e iPhone. Acompanhe todas as notas e cupons com CPF na nota. (divulgação)

O aplicativo oficial foi desenvolvido pela PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e está disponível gratuitamente na Google Play Store e Apple Store (iPhone). A aplicação permite a consulta de saldo, extrato, acompanhamento dos sorteios, saques, doação de notas, etc.

Além de consultar os créditos o contribuinte pode doar suas notas fiscais para instituições de caridades e ONGs, basta digitar os dados da nota ou então usar o leitor de QR Code para ler a nota fiscal.

O aplicativo deve ganhar novas funções na próxima atualização.

A recomendação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) é para que os contribuintes NÃO utilizem aplicativos que não sejam oficiais. O aplicativo oficial é seguro, os não-oficiais podem conter códigos maliciosos para roubar dados.

Embora alguns dos desenvolvedores tenham, aparentemente, boa intenção com a criação de aplicativos, diversos APPs foram usados para aplicar golpes no Nota Fiscal Paulista (NFP), com a senha do programa em mãos o golpista abria uma conta-corrente digital por aplicativo no nome da vítima, depois pedia o resgate dos créditos pelo site do programa, prejudicando o consumidor.

A Sefaz esclarece ainda que não devolverá os créditos que foram roubados através da senha do contribuinte. A senha do NFP só deve ser informada no site nfp.fazenda.sp.gov.br ou no aplicativo oficial.

No vídeo abaixo é possível conferir como utilizar o APP oficial do Nota Fiscal Paulista: