Página Inicial Detran Como renovar a CNH pela internet no Detran de São Paulo

Como renovar a CNH pela internet no Detran de São Paulo

Em São Paulo o processo de renovação da CNH pode ser feito sem burocracia pela internet; o documento é enviado por Correios em até 7 dias.

O Detran-SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo) simplificou o processo para renovar a CNH, agora a solicitação pode ser feita online. Caso o motorista tenha que fazer exame médico para renovação, ele pode agendar diretamente com uma clínica credenciada, a partir da conclusão do exame médico a CNH é automaticamente emitida pelo Detran e enviada ao endereço de correspondência do condutor.

CNH DIGITAL
 No novo modelo de renovação, Versão eletrônica da CNH — CNH DIGITAL — é grátis e possui a mesma validade jurídica da versão impressa. Documento novo é enviado automaticamente para o aplicativo no qual o condutor possui a CNH Digital vencida (imagem: divulgação SERPRO SP)

Com a novidade o motorista do Estado de São Paulo não precisa mais comparecer ao Detran para Renovar a CNH. A digitalização do serviço foi possível pois o Detran já possui os dados biométricos dos motoristas, permitindo que a identificação na clínica credenciada seja feita via biometria, o que impede fraudes.

Caso o motorista que renova a CNH ainda tenha exame médico dentro da validade, a renovação da CNH é realizar 100% via internet sem que o cidadão precise realizar o exame médico. Para a maioria dos condutores o exame médico é obrigatório.

O custo médio para renovar a CNH em São Paulo é de R$54,77.

MODELO DE RENOVAÇÃO ANTIGO EXIGIA ATÉ 3 PRESENÇAS DO CONDUTOR

O modelo antigo de renovação exigia que o condutor comparecesse ao menos três vezes ao Detran, são eles:

1 – Coleta de assinatura, biometria e foto (não é necessário mais pedir a troca);
2 – Entregar o laudo médico (não precisa mais, será enviado automaticamente pelo médico);
3 – Ir até o Detran ou Poupatempo para retirar a CNH caso não tenha feito a adesão à entrega via Correios;

A renovação online inicialmente só estará disponível para condutores da categoria A e B; o serviço também só será liberado para aqueles que optarem pela entrega via Correios, cujo custo adicional é de R$11,00. O motorista que preferir retirar a CNH pessoalmente deverá realizar o procedimento convencional de renovação, ou seja, comparecer ao Detran, Ciretran ou Poupatempo.

A renovação digital da CNH poderá ser feita também via internet (site do Detran) ou aplicativo. Para o condutor que já possui a CNH Digital, a entrega do documento em versão eletrônica é disponibilizada automaticamente no aplicativo assim que o documento tiver sido emitido.