Página Inicial Detran Como licenciar veículos pela internet em São Paulo

Como licenciar veículos pela internet em São Paulo

Não é mais necessário contratar um despachante para licenciar seu veículo em São Paulo. Veja como fazer o licenciamento via internet ou pela rede bancária credenciada.

Se você tem conta nos principais bancos (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa, etc), saiba que o licenciamento anual pode ser feito pela internet sem burocracia. Em São Paulo muita gente ainda contrata um despachante para fazer o licenciamento anual de veículos, o que acaba aumentando os custos, já que o licenciamento via despachante costuma custar, no mínimo, cem reais mais caro. Neste artigo o São Paulo – SP ensinará como licenciar pela rede bancária (via internet banking ou direto nas agências).

Atenção: o veículo precisa ter o endereço atualizado junto ao Detran. Este serviço é válido para veículos registrados em qualquer município do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

Ao licenciar seu veículo pela rede bancária o proprietário tem vários benefícios:

  • Redução do custo (se comparado ao licenciamento via despachante);
  • Entrega do documento por Correios em até 7 dias;
  • Acompanhe o rastreamento dos correios via internet;
  • Possibilidade de fazer o licenciamento antecipado;

No Licenciamento estão inclusos os seguintes custos:

  • IPVA anual (se aplicável);
  • DPVAT (seguro obrigatório);
  • Taxa de Licenciamento;
  • Multas e outros encargos do veículo;

Para fazer o licenciamento via rede bancária você precisará das seguintes informações:

  • CPF ou CNPJ do proprietário;
  • RENAVAM (Registro Nacional do Veículo);
  • Placa do Veículo;

Bancos credenciados: ABN AMRO Real (Itaú), Bradesco, Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF), Citibank, HSBC (Bradesco), Itaú, Mercantil do Brasil, Panamericano, Safra, Santander e Schahin.

COMO FAZER O LICENCIAMENTO VIA REDE BANCÁRIA

São duas as opções: via internet banking do seu banco ou direto nas agências. Caso opte pelo licenciamento online basta acessar o site do seu banco e procurar pela opção Licenciamento > Detran SP, daí você precisará informar o RENAVAM, placa e CPF/CNPJ do proprietário do veículo para verificar o valor atualizado para fazer o licenciamento.

O proprietário que não tem acesso ao internet banking também pode optar por comparecer em uma agência de qualquer banco com o RENAVAM (Registro Nacional do Veículo), placa e CPF ou CNPJ do proprietário.

Na internet ou na agência você será informado sobre o valor atualizado para o licenciamento via rede bancário. O único acréscimo no licenciamento via internet ou rede bancária é R$11,00, essa é a tarifa para envio do documento via Correios.

Atenção: O novo Licenciamento do Veículo será enviado em até 7 dias úteis para o endereço de registro do Detran SP. A partir do segundo dia útil após o pagamento já é possível obter o código de rastreamento, veja aqui como obter o código do rastreamento do licenciamento via Correios.