Página Inicial Documentos Título de Eleitor Como consultar a situação do Título de Eleitor pela internet

Como consultar a situação do Título de Eleitor pela internet

O Título de Eleitor é um documento de suma importância para o Brasileiro que tem entre 18 e 70 e que, portanto, estão obrigados a votar. Caso o cidadão tenha deixado de votar nos dois últimos turnos de eleição deve ficar atento pois pode estar com o documento em situação irregular ou até mesmo cancelado. Em caso de irregularidade fica difícil tirar passaporte, assumir cargo público, fazer matrícula em universidades, etc. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) criou uma ferramenta na internet no qual é possível consultar a situação do eleitor, pesquisa pode ser feita pelo número do título de eleitor ou então através do nome completo e data de nascimento.

Saiba como consultar o Título de Eleitor pela internet através de ferramenta no site do TRE-SP e TSE (divulgação)
Saiba como consultar o Título de Eleitor pela internet através de ferramenta no site do TRE-SP e TSE (divulgação)

Se não puder comparecer no dia da eleição para votar ou justificar, eleitor deve procurar um cartório eleitoral até o último dia útil do ano eleitoral para justificar a ausência, o que evita que o documento seja suspenso ou cancelado pela Justiça Eleitoral.

Título Eleitoral cancelado pode gerar vários transtornos para o consumidor, alerta o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

COMO PESQUISAR A SITUAÇÃO ELEITORAL PELA INTERNET

A pesquisa da situação eleitoral pode ser feita através do site www.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral, há duas opções para fazer uma pesquisa:

  • Consulta por nome – Verifique a situação do eleitor através do nome completo (sem abreviação) e a data de nascimento.
  • Consulta por título – Informe o número do título de eleitor do cidadão e descubra se ele está ou não quite com a Justiça Eleitoral Brasileira.
É possível acompanhar a situação pelo número do titulo eleitoral ou através do nome completo do eleitor (divulgação)
É possível acompanhar a situação pelo número do titulo eleitoral ou através do nome completo do eleitor (divulgação)

Após selecionar uma das opções acima e preencher o formulário de pesquisa será apresentado o número do título de eleitor, nome completo do eleitor, data de nascimento e a situação junto a um cartório eleitoral. Dentre as situações possíveis estão: REGULAR (tudo ok!), Irregular (com pendência), Cancelado (título foi cancelado ou suspenso pelo cartório eleitoral).

Caso a situação apresentada não seja REGULAR, recomenda-se que o eleitor procure o quanto antes um cartório eleitoral para regularizar a situação. Caso tenha se ausentado nas últimas eleições será cobrado uma multa simbólica, que deve ser paga em uma casa lotérica e, posteriormente, apresentada no cartório eleitoral para regularização do documento.