Página Inicial Empregos CATe – como cadastrar currículo e se candidatar as vagas pela internet

CATe – como cadastrar currículo e se candidatar as vagas pela internet

O CATe (Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor) de São Paulo são postos de intermediação de mão de obra que são geridos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), cujos postos estão espalhados por toda a capital paulista. O que poucos trabalhadores sabem é que podem – e devemfazer o cadastro do currículo pela internet e efetuar a candidatura as vagas disponíveis, isso poupa tempo e agiliza na busca por um emprego, pois o candidato pode consultar frequentemente as vagas disponível e, caso tenha alguma compatível com o seu perfil profissional, já pode efetuar a candidatura.

CATe
CAT São Paulo agora se chamada CATe (Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor)

O cadastro de currículo no CATe é a inclusão do perfil profissional do candidato no SINE (Sistema Nacional de Empregos) através do MTE Mais Empregos, um portal que está acessível gratuitamente para qualquer trabalhador com acesso à internet.

REQUISITOS

  • Ter, no mínimo, 14 anos no momento do cadastro;
  • Já ter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Ter em mãos o número do RG e CPF;
  • Endereço completo com o CEP (Código de Endereçamento Postal);
  • Um número de inscrição social, que pode ser o NIS, NIT, PIS, PASEP ou Cartão do Cidadão;

O documento que gera mais dúvida é o número de inscrição social. É necessário ter um NIT (Número de Inscrição Social), PIS (Programa de Inscrição Social), PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Trabalhador Servidor Público) ou NIS (Número de Inscrição Social). Caso não tenha nenhum desses documentos o cadastramento deverá ser feito de forma presencial, veja aqui os endereços do CATe na cidade de São Paulo.

COMO SE CANDIDATAR NO CATe PELA INTERNET

O cadastro é unificado pelo Sistema Nacional de Empregos (SINE) que é gerido pelo Ministério do Trabalho e Empregos (MTE) através do Portal Mais Empregos. O cadastro deve ser feito maisemprego.mte.gov.br, selecione a opção TRABALHADOR e, em seguida, VAGAS DE EMPREGO.

Cadastro de Currículo MTE
Opção Trabalhador > VAGAS DE EMPREGO, para ter acesso a área de login do cadastro de currículo do MTE.

Na área de login, caso não tenha senha de acesso, selecione “DESEJA CADASTRAR TRABALHADOR?” e faça um cadastro, criando uma senha para acesso à plataforma.

Cadastro de Senha MTE
Na área de login, caso não tenha cadastro efetue gratuitamente a inscrição e crie uma senha de acesso.

O cadastro presencial só se faz necessário quando o usuário não tem acesso à internet via computador. O acesso via smartphones é possível, porém, alguns navegadores e smartphones não são compatíveis, o ideal é acessar o Mais Empregos pelo computador. O Poupatempo possui computadores no qual é possível realizar o cadastramento de forma gratuita pelo e-Poupatempo.

Caso tenha alguma vaga compatível com o cadastro, será possível agendar a entrevista com o empregador através da candidatura. Fique ligado, só é possível se candidatar a uma vaga por vez, evite que seu cadastro na plataforma seja bloqueado.